Belmonte desenvolve oportunidade de mineração na região de Santa Maria Eterna

Belmonte desenvolve oportunidade de mineração na região de Santa Maria Eterna
Foto: Secom/Belmonte

Santa Maria Eterna, área industrial de mineração faz parte de um acervo de grande aproveitamento econômico de jazida no município de Belmonte no extremo sul baiano.

Grandes empreendimentos mínero-industrial são instalados no município: Mineração  IBMG, Mineração Scheideger , Mineração Jundu, Mineração DelPiero, e Mineração  Santa Inês, todos voltados ao aproveitamento econômico de jazida.

Na terça-feira 07, o prefeito Bebeto Gama e sua equipe de governo esteve em reunião com representantes das empresas buscando fomentar o desenvolvimento socioeconômico. O município busca parcerias junto ao Governo do Estado e a iniciativa privada para gerar oportunidades de novos negócios e a oferta de emprego e renda à comunidade de Santa Maria Eterna.  “Belmonte é referência em seu potencial mineral   em contra partida gerar melhorias a população. Aproximar o diálogo do setor público com o privado faz parte das ações que precisamos. Afirmou Bebeto Gama.

Estudos da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, apontam Santa Maria Eterna privilegiada com areia silicosa de alta pureza, pois possui rigorosas especificações para prestar-se à fabricação de vidros planos transparentes e vidros especiais, podendo gerar, como subproduto, areia fina aplicável na indústria cerâmica (cerâmicas branca e esmaltada). A areia silicosa de Santa Maria Eterna poderá ainda ser utilizada na produção de silicato de sódio e na produção de tetracloreto de silício e seus derivados. Havendo compensação econômica, areias ainda mais puras poderão ser obtidas por separação magnética e/ou lixiviação ácida.

Da redação, com informações da Secom/Belmonte