Jânio entrega Medalha 22 de Abril ao presidente do STJ

Jânio entrega Medalha 22 de Abril ao presidente do STJ

Em solenidade na tarde desta terça-feira, no salão corporativo do Superior Tribunal de Justiça, o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, entregou a comenda 22 de Abril, Medalha aprovada na Câmara de Vereadores para agraciar às pessoas que muito contribuem para o desenvolvimento socio-econômico, político e da justiça brasileira.  O Ministro Humberto Martins, não escondeu a alegria em receber a medalha que simboliza também um novo marco da Terra Mãe do Brasil. "Sentimento de pertencimento a esta terra onde tudo começou. Agradeço ao prefeito, aos vereadores e  todo povo desta terra encantadora", disse o Ministro.

"Poder compartilhar esta medalha com este ilustre Ministro, é também uma grata alegria para nós portossegurenses. Tenho certeza que homens com a dedicação à proteção da Jusiça, como o Ministro Humberto, muito fazem para que este nosso país seja mais justo", enalteceu o refeito Jânio.


Na oportunidade, receberam a medalha também a Sra. Maria Paula Fidalgo, embaixadora e presidente da embaixada da paz e  a Sra Helena Rosen, vice-presidente da entidade,  que esta semana firmou acordo histórico para desenvolvimento de ações de combate às desigualdades, com o Superior Tribunal de Justiça.

Ao lado de vereadores, como Reinaldo Farofa e a presidente da Câmara, Ariana Prates, o prefeito Jânio Natal segue uma inensa agenda de contatos na capital federal. Encontros que visam essencialmente destravar benefícios para Porto Seguro. "Os investimentos que buscamos aqui, certamente vão reforçar nosso planejamento para a transformação de nossa cidade. Podem aguardar",  ressaltou ainda o prefeito.

 

DISCURSO DO PREFEITO JÂNIO NATAL NO STJ

Senhor Presidente deste Superior Tribunal de Justiça, demais Ministros e outras autoridades aqui presentes, senhoras e senhores:
 
* Em primeiro lugar, quero dizer que é com enorme prazer que me faço presente a esta ilustre e importante Casa, grande responsável pela administração da Justiça em nosso País!
 
* Aqui estou, juntamente com a Presidente da Câmara Municipal de Porto Seguro, Sra. Ariana Prates, e o Vereador Reinaldo Bispo dos Santos, representando a população da nossa amada cidade de Porto Seguro, Terra Mãe do Brasil, para entregar ao excelentíssimo senhor Presidente, Ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, a Medalha 22 de Abril, instituída para celebrar a data de nascimento do nosso querido Brasil.
 
* Esta Medalha tem como objetivo homenagear aqueles que contribuíram ou contribuem para o engrandecimento do nosso País. Justifica-se, portanto, a sua concessão ao Ministro Humberto Martins, Presidente deste Superior Tribunal de Justiça, que tanto vem fazendo, ao longo de sua carreira, pela ordem e pelo Direito, beneficiando não apenas os nordestinos, mas todo o povo brasileiro!
 
* Tenho certeza, Sr. Presidente, que a sua cidade natal, Maceió, tem muito orgulho de V.Exa., seu ilustre filho, nascido no dia 7 de outubro de 1956, formado em Direito, pela Universidade Federal de Alagoas, em 1979, e em Administração pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió, em 1980.
 
* Foi Promotor de Justiça adjunto do Ministério Público do estado de Alagoas, e atuou como advogado, desempenhando, em seu estado natal, as funções de Procurador, Conselheiro da Advocacia-Geral do Estado e membro do Conselho Administrativo da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Água.  
 
* Na seção alagoana da OAB, exerceu as funções de Conselheiro, Vice-Presidente e Presidente. Também lecionou na Universidade Federal de Alagoas, de 1992 a 2006.
 
* Em 2002 ingressou na magistratura, sendo nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas; em 2006 tornou-se Ministro do Superior Tribunal de Justiça, do qual é Presidente desde 27 de agosto de 2020.
 
* Em pouco mais de um ano no cargo, a sua gestão se destaca por oferecer uma Justiça rápida, segura e transparente, com um tribunal onde cidadãos e cidadãs podem conversar diretamente com o Presidente da Corte, além de abrir espaço para que os magistrados participem da administração judiciária, em conjunto com a Presidência.
 
* Apostando no planejamento como caminho para um novo Judiciário, que carrega a bandeira da aproximação com a cidadania, através de uma gestão participativa, eficiente e moderna, o Ministro Presidente Humberto Martins já inscreveu o seu nome entre os mais notáveis no Direito e no STJ, por sua capacidade, seriedade e dedicação à causa pública.
 
* Por tudo quanto já fez, Sr. Ministro Humberto Martins, V.Exa. tornou-se merecedor desta homenagem. E, temos certeza, a sua trajetória de sucessos continuará por muitos anos, contribuindo para tornar cada vez melhor o Brasil e a vida dos brasileiros.
 
* É uma honra, portanto, passar às suas mãos a Medalha 22 de abril, em nome da população de Porto Seguro e de todo o nosso Brasil!
 
Muito obrigado.